fbpx

Redefinir Senha

Locais para Seu Retiro
Busca Avançada
Your search results
10/10/2018

As 10 Melhores Dinâmicas Evangélicas e Gincanas Para Retiros

Um dos mais importantes eventos da Igreja é o retiro espiritual, um momento especial guardado para Deus proporcionado pelas Igrejas às suas ovelhas. Sabemos que a programação de um retiro deve vir repleta de horários de cultos e momentos devocionais (que são maravilhosos também ao ar livre) mas, também deve proporcionar um momento de lazer.

E são várias as formas que podemos realizar dinâmicas evangélicas, muitas são adaptadas para a diversão e o ensino da Palavra de Deus de forma mais informal mas, mantendo a fidelidade à Palavra do Senhor e aproximando mais as ovelhas aos ensinamentos dos Céus e tornando-os cada vez mais e mais familiares a elas.

E para ajudar você e a sua Igreja a fazer um retiro espiritual com dinâmicas evangélicas bastante divertidas e instrutivas para a comunidade de fé e convidados é que selecionamos 10 as melhores dinâmicas e gincanas evangélicas para a seu próximo retiro! Confira!

1. Ide e pregai o Evangelho

Esta dinâmica através de pequenas pregações, pode ser sobre qualquer passagem bíblica. Ela se baseia em avançar pregando o Evangelho a cada pessoa e ganhando almas para Jesus. A cada alma salva pela pregação a equipe faz 1 ponto e fica pronta para seguir alcançando almas para o Reino de Deus.

O primeiro que começa deve fazer uma pequena pregação, os juízes do jogo verificam se a Palavra pregada condizia com o que está escrito na Bíblia e se condiz a equipe ganha uma ovelha para Jesus e fica pronta para avançar.

E assim por diante todas as equipes deverão pregar um pequeno trecho da Palavra de Deus, nada mais que 3 a 5 minutos e verificados a fidelidade ao que está escrito na Bíblia a equipe ganha mais uma ovelha para Deus e aumenta a Obra.

No final, depois que cada uma das equipes terem a oportunidade de pregar pelo menos 2 ou 3 vezes, os juízes do jogo podem fazer a contagem de quantas almas foram conquistadas para Jesus. Para ficar ttocando ao fundo recomendamos o hino de Nani Azevedo chamado “Eu quero Almas”,! Preparem os lencinhos!

O objetivo principal desta dinâmica evangélica é ensinar aos irmãos sobre o trabalho árduo de um pastor, a obrigação de todos de levar a Palavra do Senhor ao próximo e, portanto, todos devem aprender a falar de Deus àqueles que precisam. E a importância de avançar na pregação do Evangelho com responsabilidade, estudando a Palavra de Deus e pregando a Bíblia com fidelidade, ordem e descência!

2. Encontre o ovo

É ideal para o feriado de Páscoa, trabalhar o ensino da Palavra do Senhor e o verdadeiro significado da data muitas vezes interpretada de forma equivocada devido ao grande apelo comercial em volta dos ovos de Páscoa.

Para fazer os ovos da dinâmica você deve ir guardando os ovos de galinha, use-os quebrando um pequeno furo e coloque no sol para secar. Quando estiverem bem secos você pode pintá-los de várias cores e coloque um pequeno papel com a Palavra e a pontuação dentro do ovo.

Em cada ovo encontrado constanrá uma Palavra abençoada e constará determinado número de pontos. Uma pessoa de cada equipe deve ficar aguardando o depósito dos ovos na cestinha que ficar de sua responsabilidade.

E não pode segurar vários ovos para deixar tudo de uma vez, quando alguém achar um ovo deve correr e depositar na cestinha. E 10 a 15 minutos depois ou quando acharem todos os ovos acaba a brincadeira. No final todos leem a Palavra de Deus que vieram nos ovos que encontraram.

 3.Estoure o balão

Nesta dinâmica você  vai colar com fita crepe vários balões com perguntas sobre a Palavra do Senhor e confetes dentro. Para estourar um dos balões o jogador deve estar vendado e girado algumas poucas vezes e deve acertar um balão para estourar com as mãos.

Caso acerte a pergunta (as pessoas do grupo não poderão ajudar) faz ponto para a sua equipe e ganha 1 bombom ou 1 chocolate e consegue 1 ponto para a sua equipe. Os bombons devem ser guardados, vence a equipe que conseguir 1 bombom para cada integrante. Esta dinâmica Evangélica é ideal para pequenos grupos, para que todos tenham oportunidade de estourar um balão.

10 Melhores dinamicas evangelicas GIF

4. Estátua Bíblico

É ideal para retiro de crianças a dinâmica consiste em, basicamente, um pega-pega que o escolhido para pegar ou tocar alguém para “transformá-lo em estátua” e o outro que foi tocado deve parar e aguardar até outra pessoa da sua equipe correr até ao cooordenador da brincadeira responder uma pergunta sobre a Bíblia

O coordenador coletando a resposta certa, sopra no apito e apontar para o liberado e ele está livre. O apito final virá depois de 10 minutos neste momento é contado todos os que estão parados. O grupo que possuir menos integrantes em estátua ganha.

5. Triatlon evangélico

Cada grupo deve escolher pessoas para completar a etapa número 1 para nadar a distância determinada, 1 outra pessoa para fazer um percurso de bicicleta e 1 para fazer a corrida, com todas as distâncias determinadas pelos coordenadores das dinâmicas evangélicas.

Ao final de cada uma destas etapa haverão bastões com perguntas sobre a Palavra de Deus que devem ser carregados até o final do percurso para serem respondidas corretamente para o coordenador. O que obtiver maior número de respostas corretas ganha, se houver impate os coordenadores podem fazer perguntas até desempatar.

6. Gastronomia abençoada

Os participantes escolherão um prato citado em algumas das passagens da Bíblia reproduzirão a receita, apresentarão aos juízes (geralmente em 3 pessoas, podem ser pastores e/ou líderes) que devem provar e dar uma nota de 1 a 10.

O jogador ainda deve falar onde o prato aparece na Palavra do Senhor e contar a história que lhe inspirou a fazer o prato! Esta é uma dinâmica evangélica que deve ser feita por adultos, pois pode haver a necessidade de se trabalhar com fogo. E prepare-se para ficar com água na boca!

7.  Desenho bíblico

Esta é uma dinâmica evangélica para retiros em que um dos integrantes dos grupos a participar se dirigem a uma lousa, escolhem uma passagem bíblica e faz desenhos retratando a história escolhida. Os demais do seu grupo devem prestar basante atenção para adivinhar a passagem que se trata.

Depois de saber sobre qual passagem ou personagem se trata a equipe deve correr contra o tempo e achar na Bíblia em qual Livro, Capítulo e Versículos estão localizados a história retratada nos desenhos do seu irmão. Ganha quem acertar mais em determinado tempo, por ser muito divertida a brincadeira pode durar até 30 minutos ou mais!

 8. Adivinhe a passagem

Um dos integrantes de cada grupo deve escolher uma passagem Bíblica falar dos acontecimentos sem citar nomes de pessoas, locais ou referências, por exemplo, deve assim dizer: – eles fugiram, com todas as suas coisas… e fugiram de forma muito simples… passaram vários dias viajando… para proteger alguém!

Neste caso a resposta é “a fuga de Jesus, Maria e José para o  Egito”! Esta dinâmica evangélica pode durar de 15 a 30 minutos. É muito divertida e pode ser realizada por todos os departamentos da Igreja!

9. Mímica Bíblica

A dinâmica evangélica da Mímica Bíblica consiste como o nome mesmo já dá a dica em usar os gestos e o corpo para fazer com que o grupo adivinhe qual é a passagem bíblica escolhida por ele. Por exemplo, ao escolher a passagem de Jonas e o peixe, o irmão a fazer as mímicas pode imitar um peixe, esta é uma informação a ser guardada.

Outra informação a passar através da mímica é o irmão encolher-se, meio assustado (obviamente imitando o espanto de Jonas ao ficar na barriga do grande peixe) e fazer outras mímicas que forem necessárias, até alguém acertar então a equipe faz 1 ponto.

Jesus duplicando peixe 10 melhores dinamica evangelicas

10. Gincana dos Profetas Menores

Nesta dinâmica evangélica é necessário que antes do retiro seja avisado aos irmãos que vão participar do evento que haverá uma dinâmica, onde será necessário a leitura dos livros escolhidos entre os livros escritos pelos conhecidos Profetas menores.

E assim são chamados, por seus livros serem bem menores do que os outros mais conhecidos. Exatamente, por isso, por não serem tão conhecidos é que esta dinâmica se torna ainda mais interessante. Isto porque, leva aos irmãos que, muitas vezes, nunca leram estes livros a oportunidade de lê-los e se familiarizarem com os conhecimentos do Senhor presente neles.

As dinâmicas e gincanas evangélicas abençoadas que recomendamos para que o seu retiro espiritual seja inesquecível, desde o culto até as atividades de lazer, são estas. Existem também, muitas outras que podem fazer parte da sua programação no que diz à enretenimento sadio e produtivo.

Sem dúvidas, estas dinâmicas evangélicas, algumas com adaptações para os nossos irmãozinhos do departamento infantil, podem ser utilizadas para todas as idades e até mesmo em outros momentos quando os irmãos se reunirem na Igreja. Não deixe de conferir nosso outro artigo com mais brincadeiras evangélicas para seu retiro

Caso você necessite de outras informações de, por exemplo, como realizar um retiro espiritual inesquecível, locais para a realização de retiros, entre outras questões; você pode encontrar aqui mesmo no blog do Central de Retiros! Se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco e teremos a maior satisfação em ajudá-lo!

Curta se você gostou, comente para cada vez mais melhorarmos os nossos serviços e compartilhe com todos que estejam procurando por dinâmicas evangélicas para retiros!

  • Anúncios Patrocinados

  • Artigos Recentes da Central

  • Lugares Perfeitos para seu Retiro

  • Reset Password

FECHAR

 

Organize o seu Retiro ou acampamento

Baixe agora mesmo nossa planilha exclusiva para organização de Retiros e Acampamentos. Completa e simples de usar.